Por
que somos Israelitas - Qual é a Origem que Determinou esse Nome?
Devemos reconhecer a possibilidade da existência de
um Ministério, que no sentido mais correto não se trata apenas de uma
Congregação Local. O Ministério deve ser a reunião de todos aqueles que estão unidos numa mesma fé, ou como o apóstolo Paulo
escreve em 1ª Coríntios 1.10, os que estão "unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo
parecer", estes sim, formam um "Ministério".
(Volte para o Estudo 001 e relembre os textos das Escrituras comentados (Atos
1. versos 17; 24 e 25)
Podemos encontrar algum texto de apóio que
demonstre que os discípulos do primeiro século formavam um Ministério
Israelita?
Veja o texto que encontramos em Efésios 2.12 -- "Que naquele
tempo estáveis sem O Messias, separados da Comunidade de Israel, e estranhos às
promessas, não tendo esperança, e sem Deus no mundo".
O texto das Escrituras expressa muito mais do que
apenas um nome, mas, também demonstra que existia uma origem nacional, uma raiz da qual surge todo o
movimento de fé posterior à morte e ressurreição do Messias de Israel.
Paulo está falando neste trecho para os discípulos
da cidade de Éfeso, portanto, se trata do grupo de discípulos numa cidade, uma
localidade específica, como se nós hoje falássemos ao discípulos que se reúnem
na cidade de Maringá no Paraná.
Paulo, então lembra a eles a condição em que eles
estavam antes da conversão,
como se estivesse a comparar o antes e o depois. Antes estavam sem O Messias,
agora estavam seguindo os ensinos do Messias. Antes eram estranhos às Alianças
da Promessa, agora tinham direito a desfrutar das promessas. Antes não tinham
nenhuma esperança, agora havia esperança e alegria em relação ao futuro. Antes
estavam sem Deus no mundo, agora tinham Deus. Porém, o destaque do texto recai
na frase: “separados da Comunidade de
Israel”. Assim, o apóstolo demonstra que os discípulos nessa cidade estavam
separados do que ele chama de “Comunidade” e declara que essa Comunidade em
Éfeso é israelita, mas, que depois da conversão eles estavam incluídos,
participando como membros na Comunidade Israelita.
Unindo o aprendizado do Estudo 001 e 002,
compreendemos que no início da Fé, quando tudo começou, a Organização Geral era identificada como o Ministério, mas, em cada cidade os discípulos se reuniam em
Comunidade, por essa razão em Atos 6 lemos o seguinte: “Então os doze convocaram a Comunidade dos
Discípulos...” (Versão: Revista e Atualizada) --- São os discípulos
que se reuniam em
Jerusalém. Logo a seguir lemos em Atos 15.30 “Os que foram
enviados desceram logo para Antioquia e, tendo reunido a Comunidade, entregaram
a Epístola” (Versão: Revista e Atualizada) --- Aqui é a Comunidade
em Antioquia.
Vamos agora ler com atenção a declaração de fé que
encontramos em Gálatas 6.16 -- "E, a todos quantos andarem de conformidade com esta
regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus".
Devemos notar como Paulo nomeou a todos os que seguem ao Messias.
São textos das escrituras que confirmam nossa
declaração de fé de que a Comunidade de
Israel (Efésios 2.12) ou Israel de
Deus (Gálatas 6.16) é a raiz inicial, e o começo de tudo e assim deveria
ter continuado.